domingo, 17 de outubro de 2010

PENSANDO NA VIDA: PARA ALÉM DA MIXARIA

Você sabe o que é o Movimento Mais Feliz? Pois bem, até ontem eu também não sabia. Trata-se de um “movimento apartidário, não governamental e não assistencialista que se sustenta em cinco pilares: conscientizar a população, mobilizar a sociedade, estimular a participação, capacitar multiplicadores e motivar as pessoas a se doarem. A defesa da inclusão na Constituição da “busca da felicidade” como norteadora dos direitos essenciais a todos os brasileiros, batizada de PEC, também é iniciativa do Movimento “.

Estranho, pensei comigo, que no século XXI, após Marx, Freud, nazismo, Vietnã, queda do muro de Berlin, Talibã e tanto mais, que alguém ainda acredite que encontrar a felicidade seja algo simples assim: inclua-se na Constituição e pronto! – ato contínuo, estaremos todos felizes.

Nesse espírito, cheguei ao Auditório Rui Barbosa no Campus do Mackenzie em São Paulo, para assistir a um concerto beneficente. O que me moveu até lá, devo confessar, não foi a benemerência, mas o fato de que seria uma oportunidade de ver de perto o Maestro João Carlos Martins, que regia a orquestra.

O que vi? Antes de tudo, um auditório lotado. Senhoras e senhores vestidos como para um concerto de antigamente, jovens em jeans e camisetas, crianças, uma mulher grávida comendo pipoca, um adolescente estilo emo que perguntava à mãe o que iria ouvir. Comecei a gostar. Enquanto aguardávamos a abertura das portas, passou um grupo grande de jovens negros e mal vestidos. Em outra situação, muitos ali segurariam preconceituosamente seus colares e carteiras, mas não ontem. Ontem, diante da entrada daquele auditório, havia uma amostra efetivamente democrática do Brasil.

O que se seguiu foi um espetáculo musical impossível de relatar. Um programa popular, diriam os mais habituados às salas eruditas. Pouco importa. Foi um programa delicioso, que passeou de Mozart a Ennio Morricone, que incluiu Fafá de Belém em dueto com um jovem tenor maravilhoso, Jean Willian, cantando Adoniran Barbosa, que sacudiu o Allegro com brio da Quinta Sinfonia de Beethoven com o retumbar de percussionistas da Vai-Vai e que encerrou a noite com chave de ouro, com a execução do Hino Nacional Brasileiro num arranjo de tirar o fôlego, iniciado pelo piano solo de João Carlos Martins que, de repente, ágil como um menino, salta da banqueta para se pôr como regente da orquestra. Um show!

Difícil descrever o impacto de ver aquele senhor, do alto dos seus quase setenta anos, falando de sonhos e de mudanças de vida, depois do revés que teria derrotado muitos outros, quase tirando dele o que tem de mais precioso, as mãos. Um senhor ao meu lado dizia: “um exemplo de superação”. Penso que é mais. Penso que é um exemplo do que se pode chamar de felicidade: não se trata de um estado, mas de um movimento, de uma busca, de uma construção.

O que vi ontem, nesse espetáculo, foi uma realização in loco do Movimento Mais Feliz. Saímos todos de lá, certamente, mais felizes do que entramos. Ouvindo o nosso Hino, tocado daquela maneira brilhante e apaixonada, me senti muito mais brasileira, impregnada mesmo dessa brasilidade maravilhosa, que nos empurra a persistir, a seguir em frente, a tentar de novo, a construir mais um pouco, sempre. Me senti feliz por estar ali, rodeada de um Brasil que é muito mais verdadeiro, digno e valoroso do que nos fazem crer as campanhas eleitorais mixas a que temos sido, todos, diariamente submetidos.

Obrigada, Movimento Mais Feliz. Obrigada, Maestro. Sigamos!



`


3 comentários:

Letty disse...

Que ótimo que vc adorou ontem Marcia!! Lindo!

nydia bonetti disse...

A história de vida de João Carlos Martins é mesmo fascinante, Márcia. Lição a ser aprendida. E um artista maravilhoso. É neste Brasil que também acredito. beijos!

Anônimo disse...

Puxa...

O texto da Marcia descreve o espetáculo e honra a autora.

P.A.E.
18.10.2010