domingo, 1 de novembro de 2009

Pensando na Vida: sem Eros e sem Civilização

Passam os anos, progridem as tecnologias, e a natureza humana continua a mesma. Surpreendente. Ou não...

Na idade média, elas eram bruxas. Que mulheres! Como ousavam ferir os castos olhares dos padres e dos carolas com seu desejo histericamente transbordante? À fogueira com elas!

Desde então o mundo passou por tanta coisa... Guerras, astronautas, anticoncepcionais, HIV, bebês de laboratório, Hiroshima... E eis que de repente, em pleno século XXI, na super cosmopolita metrópole paulistana, o fenômeno se repete.

Ao invés de fogueira, YouTube. Ao invés de inquisidores, estudantes universitários. Sim, pasmem! Estudantes universitários, o que serve para nos lembrar o quanto o saber racional não dá conta das complexidades do desejo...

Qual foi o pecado da moça? Decidir vestir-se de forma “inadequada” para o ambiente escolar. Muito grave, de fato! Afinal, o que estraga o mundo é mesmo o tipo de roupa que um ser resolve vestir... Todo o resto vai tão bem...

A moça exibiu-se em decotes e transparências? É puta! Foi à faculdade com as pernas de fora? É puta! Ousou provocar os desejos alheios? Pois que seja estuprada! Quase linchada, saiu do prédio escoltada pela polícia e abrigada, ironicamente, num jaleco branco.

Que o desejo subverte, não é novidade. Que o moralismo é uma defesa de quinta categoria para sujeitos que não sabem o lugar certo de colocar o próprio desejo, também não é. Freud tem páginas e páginas acerca dessa questão...

A questão nova aqui é o fato de que essa fogueira tenha ocorrido numa instituição teoricamente voltada ao ensino e ao saber. Absurdo dos absurdos, é que não li nenhuma única manifestação da cúpula dessa “universidade” criticando a barbárie cometida por seus “alunos”.

Melhor assim. Enquanto houver um Judas a se oferecer para ser malhado, ninguém precisa olhar para o espelho à busca das próprias traições. Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo, queime todas as bruxas e nos deixe dormir tranqüilos, na hipocrisia de nossos sonhos eróticos inconfessáveis!


http://www.youtube.com/watch?v=4jfLMrpHM1I

4 comentários:

Celso disse...

imagine os universitarios que participaram do evento junto com a direção da universida e outro seres que fizeram a crucificação da moça pelos "trajes inadequados" na frente da televisão assistindo os púdicos programas . Estamos correndo o risco desses elementos quebrarem todos os aparelhos de TV /cinemas/rasgarem revistas de moda, etc,etc,etc......

Celso

Renata de Aragão Lopes disse...

Se inadequada a veste daquela estudante, que a instituição de ensino a advertisse.

Nada justifica o ocorrido.

Um abraço e parabéns pela excelente abordagem do tema!

Lídia disse...

Manifesto apoiado. Esse é um assunto sério e assustador para as mulheres!

marcia szajnbok disse...

na verdade acho que é um fenômeno assustador a todos, homens e mulheres... hoje foi a minissaia da menina... o que será amanhã?? a cor da pele? o credo? a opinião política? preservar as diferenças é mesmo dever de todos!

abço, lidia, e volte sempre ao blog!