quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Dois Momentos

Marcia Szajnbok


I. MORTE

Por vezes me pergunto
Se a falta que sinto
É mesmo do que já não tenho
Ou da parte de mim
Que um dia supus eterna
E agora não recupero
Por mais que tente
Persiga, imagine, invente

Constato a pura perda
Já por mim viva assim não espero
Foi-se o tempo
Perdeu-se o sonho
Tornou-se o que fui
Silente

Declaro-me a partir deste instante
Condenada
Ao exílio de mim
Eternamente.


II. VIDA

Tempo é trem que segue adiante
Sem paradas, estações, descansos.
Leva corpos, letras e sonhos.
Sobrepõe lembranças,
Imagens quebradas e enganos.

Memória é ponto fugidio que escapa à reta,
Transgressão que ilude a alma.
Rompe a seqüência esperada dos impulsos,
Subverte ponteiros e areias,
Desperta espectros de sentimentos insepultos.

Saudade é ausência que deixa no íntimo
Pegadas de lugares, datas, pessoas.
Momentos de dor ou plenitude
Que alongam o tempo,
Contorcem horas, alteram mapas.
Cede às cores o vazio monocromático
De um presente solitário.

Mas o amor...
O amor não tem tempo.
O amor não tem memória.
O amor faz da saudade, alimento.

Nenhum comentário: